quinta-feira, 5 de maio de 2016

Tchau Querido! (Por Thiago Muniz)

"Eduardo Cunha afastado temporariamente do cargo de deputado é igual chefe do tráfico preso: O povo aplaude e se sente justiçado. Mas ele segue mandando de dentro do presídio."
(Ernesto Xavier)


Eduardo Cunha acaba de ser afastado provisoriamente do cargo de deputado e de presidente da Câmara dos Deputados.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, afastou o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal e consequentemente da presidência da Câmara.

O ministro justificou também o afastamento como uma "medida necessária" já que o peemedebista usa seu cargo para para obstruir as investigações da Operação Lava Jato e intimidar testemunhas.

"Os elementos fáticos e jurídicos aqui considerados denunciam que a permanência do requerido, o deputado federal Eduardo Cunha, no livre exercício de seu mandato parlamentar e à frente da função de Presidente da Câmara dos Deputados, além de representar risco para as investigações penais sediadas neste Supremo Tribunal Federal, é um pejorativo que conspira contra a própria dignidade da instituição por ele liderada."

Melhor tarde que nunca: devemos comemorar essa vitória da democracia, mas não é à toa questionarmos por que a Justiça demorou tanto tempo, havendo tantas provas dos crimes desse senhor e tanta evidência, gritante, urgente, da ameaça que a ação dele significava para as instituições.

Se a Corte tivesse tomado essa decisão dois meses atrás, o país não estaria à beira de um golpe de Estado e da maior crise política e social em décadas. A demora na decisão serviu ao golpe e o fato de ele ser afastado SÓ AGORA parece ser uma forma de lavar a cara do futuro governo Temer antes de ele assumir. O governo que se anuncia é um horror e traz muitos dos cúmplices do Cunha que estão lá na Câmara e fora dela!

Faltou responsabilidade política para tomar a decisão antes de que fosse tarde. Parece que ele foi descartado depois de cumprir seu papel na conspiração, mas deveríamos perceber que a queda dele e os motivos contundentes apresentados pelo ministro Zavascki em sua decisão permitem questionar a legitimidade de todo o processo de impeachment da Presidenta conduzido pelo chantagista.

Mesmo assim, é um alívio saber que ele não estará mais sujando a cadeira que ocupava. Ainda bem.

Um adendo:

Não dá para sermos ingênuos nessa hora!

O que penso: estratégia mais do que conhecida! Migalha para desmobilizar os ânimos. Não duvido que tenham conversado e ajustado o acordo. Vão dando migalhas... e vão dizer: viu, não estamos dando golpe algum, somos ilibados... em seguida, prendem o Lula ... todos repetem: viu, estamos limpando o país... mais adiante, tiram Dilma, sentam em cima do processo do Cunha...Não vejo motivo para comemorar, não no momento... STF no jogo, se fosse sério, já teriam feito antes. Abram o olho e cenas dos próximos capítulos.

Sobre Cunha, jogo rápido:

1- Não comemorar o afastamento do Cunha é burrice. Passamos uma vida dizendo que ele é bandido e pedindo a cassação e a prisão dele. Temos obrigação de comemorar.

2- Cunha vazou hoje pela denúncia de dezembro. Ou seja, não houve fato novo. Logo, é preciso denunciar que todas as suas ações posteriores estão viciadas.

3- Denunciar que, se para alguns, a queda de Cunha é a limpeza da fachada do golpe, para nós é o golpe ainda mais sujo. Prova que um bandido conduziu o processo e que o maior aliado do Temer pode ser preso.

Cunha, você não saiu, mas vão te sair.

Tchau, querido!




BIO

Thiago Muniz tem 33 anos, colunista dos blog "O Contemporâneo", do site Panorama Tricolor e do blog Eliane de Lacerda. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para:thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.


Nenhum comentário:

Postar um comentário