quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ok! Fizeram o Impeachment! E agora? (Por Thiago Muniz)

Ok! Fizeram o espetáculo no Congresso e logo depois no Senado, mas e agora?

O que o “Novo Governo” irá fazer para conter os ânimos dos Congressistas que tiraram Dilma Rousseff do poder?

Com apenas uma semana de existência, a gestão do presidente interino Michel Temer (PMDB) já coleciona críticas e grande insatisfação popular. Temer também não titubeou ao nomear para o seu ministério nomes envolvidos em escândalos de corrupção.

Sete ministros investigados na Laja-Jato, Líder do Governo investigado por tentativa de assassinato, Presidente Interino inelegível por 8 anos e batem no pé que não é golpe.

A linhas do governo interino foram se desenhando logo nas primeiras horas de Temer como chefe do Poder Executivo federal e, dia após dia, uma nova medida ou anúncio gerou ainda mais instabilidade para um governo – considerado por setores ilegítimo – que corre contra o tempo para mostrar serviço antes do julgamento final, pelo Senado, do afastamento definitivo ou não da presidente Dilma Rousseff, que pode retomar o mandato. Tudo isso em meio a uma série de manifestações populares que continuam tomando as ruas de diversas cidades no Brasil pedindo o “Fora, Temer”.

Até que ponto Michel Temer conseguirá seguras os ímpetos de Renan Calheiros e Eduardo Cunha. Sim, Eduardo Cunha trabalha nos bastidores sim, não está ativo no Congresso, mas continua mandando e comandando o baixo clero.

O baixo clero foi aquele mesmo grupo de deputados que fizeram aquela palhaçada de “pela família, pela Bíblia, pela vovó Kikinha, pelo torturador Ulstra, pelo prefeito de Montes Claros” e por aí vai; é um grupo de congressistas que se vendem pela melhor oferta, não importa qual lado defenderão, o que importa para eles é "o que “ganharão em troca” e nada mais.

Acredito que a fatura será alta e não será muito fácil como eles esperam aprovar as medidas que eles almejam.

O Centrão é um grupo fisiológico que age conforme o vento governista, mas que ganhou força desde que o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) começou a comandá-lo há cerca de quatro anos. Este é o novo Centrão da Câmara dos Deputados. Formado por uma lista de 13 partidos conservadores que vai do PP ao PSD, o grupo, até ano passado, tinha chegado ao auge quando elegeu o próprio Cunha presidente da Câmara, em primeiro turno, com 267 dos 513 parlamentares da Casa. 

O Centrão deu apoio quase maciço - e decisivo - ao impeachment de Dilma Rousseff na Câmara e agora ameaça colocar Michel Temer contra a parede. Tem agora entre 260 e 270 parlamentares, número suficiente para aprovar simples projetos de lei e próximo dos três quintos necessários (308) para aprovar propostas de emendas constitucionais.

Precisamos de uma frente plural, supra-partidária, multi-ideológica, composta de gente que compartilha uma única premissa: é possível conversar. É possível conversar com apoiadores do impeachment sem insultá-los de "golpistas". É possível conversar com apoiadores do ex-governo sem tratá-los como responsáveis por atrocidades como o Petrolão. É possível conversar com isentões sem acusá-los de serem responsáveis pelos desmandos do ex-governo e deste.

É hora de repensarmos na cultura política, torná-la mais aberta e plural. Precisamos reavaliar a forma de disputar e exercer o poder, rever os paradigmas, com muita humildade, com autocrítica, pois os modelos que defendíamos se esgotaram.
É possível, enfim, conversar com gente que está fora da bolha de cada um. O princípio da tolerância nunca foi tão urgente -- o que não significa tolerar malfeitos cometidos por políticos. Dá para separar as duas coisas, eu acho.

Toda unanimidade é burra. Um Governo deve ser avaliado por um tripé, qual seja: o lado econômico, social e político, e para isso é importante que o Governo tenha legitimidade através do voto popular. O que precisamos agora é de uma Reforma em todos os sentidos, e isso pode vir através de uma Constituinte para uma ampla Reforma, mesmo que atravesse os Centrões.










BIO

Thiago Muniz tem 33 anos, colunista dos blog "O Contemporâneo", do site Panorama Tricolor e do blog Eliane de Lacerda. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para: thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.



Nenhum comentário:

Postar um comentário