sexta-feira, 6 de maio de 2016

O que está acontecendo com a polícia de SP, eles não tem filhos? (Por Thiago Muniz)

"Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar..."

(Chico Buarque)

República do Tucanistão. Pra quem não conhece, é isso aí. Modo tucano de governar e tratar o cidadão. E querem esse pessoal no Poder a partir da semana que vem... Prevejo dias difíceis para todos.

Em um dia histórico para a luta dos estudantes brasileiros, a Assembleia Legislativa de São Paulo é tomada contra a corrupção nas merendas escolares. De um lado Fernando Capez (PSDB), presidente da casa e principal acusado no esquema de desvio, de outro, estudantes obstinados a resistir até que seja instaurada a CPI da Merenda, que irá investigar o caso. Apenas 7 assinaturas separam um possível massacre das tropas de choque contra os estudantes da vitória do movimento.

O Governo do Estado de São Paulo, mais uma vez, numa ação violenta e criminosa, através da Polícia Militar, expulsou os estudantes que ocupavam o Centro Paula Souza na região da Luz, na manhã desta sexta-feira. A PM proibiu jornalistas no local e advogados foram impedidos de acompanhar a ação dentro da escola.

Os secundaristas reivindicam, desde o começo da semana, melhorias na merenda escolar e a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), no âmbito da ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para investigar a máfia que desvia recursos no estado de São Paulo para a merenda. O Centro Paula Souza administra as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

No Brasil parece que cobrar uma investigação e punição de corruptos é crime.

Agridem estudantes de idade entre 15 a 17,18 anos.

O que ocorre no Estado de São Paulo é algo digno de estudo de longo prazo, a missão da polícia foi deturpada, passou apenas a proteger o patrimônio e o modis operante dos governantes, Isso para fazer valer o estabelechiment. A ideia de segurança pública foi modificada, alterada para guarda-patrimonial.

Eu penso que policiais jamais deveriam ser chamados para resolver conflitos desta ordem, o fato de cumprirem ordens implica na impossibilidade de fazerem a intervenção, simplesmente pelo fato de quem cumpre ordens não pensa, obedece e, em situações como esta, precisamos de profissionais que pensam, que tem opiniões, que argumentem e que conquistem pela força dos argumentos.

Pior que devem ter filhos, mas o problema é que muitos destes policiais acham que têm mesmo que "tirar esses vagabundos da Alesp na base da borrachada".

São comentários como esse que li na minha timeline onde um amigo (ok, preciso rever as amizades) acredita verdadeiramente que os jovens são apenas "um bando de arruaceiros e que devem ser expulsos com borrachada e precisam arrumar um emprego porque esse movimento só pode ser falta do que fazer."

Sentiu o nível?

São treinados pras guerras armadas como não vão a nenhum fazem das ruas um campo de batalha !! Eles estão fazendo o trabalho oposto a segurança publica.

O tiro de borracha é pro "bem do povo".

A PM no Brasil foi feita para proteger integralmente o Estado, e não o cidadão de bem.

A imagem da Gestapo alemã anos 30? Armas letais? O Ministério público aceita? Conselho tutelar impedido? OAB não se manifestará diante do impedimento dos advogados? O secretário de segurança pública se recusou a se fazer presente? O governador irá à missa rezar tranquilamente e em paz com a sua "consciência" depois de ordenar a barbárie? Organizações internacionais de direitos humanos e anistia internacional não observa? A ONU reconhece legitimidade nisso?

O que existe dentro da escola são jovens lutando por uma causa justa e com muita coragem, mostrando que tem muito mais sabedoria do que quem da as ordens!

A justiça é burguesa e serve à interesses políticos, e não ao povo (assim como o Estado).

O que esperar de um governador que nomeou o advogado do PCC para Secretaria de Segurança?

Quando o PCC ocupou São Paulo, Alckimin negociou com eles sem mandar seu exército armado... Mas agora se recusa a negociar com os Estudantes que pedem a CPI da merenda.









Desembargador liberou o uso de armas letais na ação.







Uma boa ilustração de como o velho e viciado reage ao novo e esperançoso.


Repórter do DCM Mauro Donato é agredido pela PM em reintegração de posse.
Foto: Jornalistas Livres 



BIO

Thiago Muniz tem 33 anos, colunista dos blog "O Contemporâneo", do site Panorama Tricolor e do blog Eliane de Lacerda. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para: thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.



Nenhum comentário:

Postar um comentário