sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O Êxodo fora do controle (Por Thiago Muniz)

Os refugiados e migrantes são movidos pela necessidade de escapar da guerra, da violência, da fome ou de outras formas de privação e violação a direitos. Contudo, simultaneamente à dimensão trágica da fuga, há o desejo positivo de riqueza, paz e liberdade.

A despeito da pobreza e das privações, são portadores de uma enorme riqueza de conhecimentos e de poderes para criar. Figura emblemática de uma ontologia da produção, eles demonstram que a resistência produz a vida e que o direito é imanente à sua luta.

A palavra êxodo possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: ê o já as consoantes são: d x .

Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: odoxê. Além disso, dita palavra é considerada como a saída espontânea de um povo de um lugar para outro, êxodo judaico. Religião, segundo livro bíblico que narra a saída do povo hebreu do Egito. Teatro, episódio que finaliza a tragédia, no antigo teatro grego

Chegar vivo ao atravessar o mar nessas condições é um milagre!

Não são muitos dentre todos os que desejam liberdade, que decidem atravessar o mar.. os que possuem coragem deveriam ser aceitos já q não tiveram nenhuma ajuda humanitária para tal decisão.

Aceitá-los é o mínimo que os países vizinhos deveriam fazer, pessoas de bem tentando simplesmente sobreviver.

O planeta esta a beira de assinar o próprio atestado de óbito...lamentável.

Ao longo de 2013, o número de refugiados sírios registrados cresceu para mais de 2,3 milhões de pessoas, fraturando famílias e necessitando de um enorme esforço da ajuda internacional, especialmente visando ajudar cerca de 1,2 milhões de crianças refugiadas para garantir que elas não se tornem uma geração perdida.

No início de 2013, o Oriente Médio hospedou cerca de 500 mil refugiados sírios registrados, mas, um ano depois, a Síria se aproxima do final de seu terceiro ano de conflito e dezenas de assentamentos de refugiados são agora claramente visíveis até do espaço sideral.

Os Estados Unidos estariam a financiar o tráfico de emigrantes desde a Líbia para a União Europeia, afirma o Info Direkt, que cita uma nota do Österreichischen Abwehramts (o serviço de inteligência militar da Austria).

A Info Direkt é uma publicação nacionalista austríaca notoriamente ligada ás forças armadas.

Thierry Meyssan assinalava, há já 4 meses, que a vaga de emigrantes que procuram alcançar a Europa, não é uma consequência acidental dos conflitos que sacodem o Médio-Oriente Alargado e a África, mas sim um objectivo estratégico dos Estados Unidos.

O conflito, a guerra e o genocídio são cenários violadores dos direitos humanos,com efeitos destruidores para indivíduos, famílias e comunidades. As consequências destas ameaças refletem-se violentamente nas experiências vividas por milhões de refugiados, para os quais fugir da sua povoação, ou do seu país, sem tempo para planificar a saída, ou recolher os seus haveres, afigura-se como a última das opções para salvar a vida. 

Mas o termo refugiado, apesar de largamente utilizado durante o séc. XIX, apenas se impõe no quadro internacional no séc. XX, na sequência do êxodo provocado pela I Guerra Mundial. Com efeito, o problema dos refugiados toma tais proporções que a Sociedade das Nações se vê forçada a pensar e a encontrar soluções para uma crise humanitária europeia, que após várias etapas culminará no estatuto internacional de refugiado, ratificado na Convenção de Genebra de 1951.


BIO

Thiago Muniz tem 33 anos, colunista dos blog "O Contemporâneo", do site Panorama Tricolor e do blog Eliane de Lacerda. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para:thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário